top of page

Transtorno do Estresse Pós Traumático - TEPT

  • Foto do escritor: Tania Klein
    Tania Klein
  • 19 de mar. de 2024
  • 1 min de leitura

O Transtorno do Estresse Pós Traumático (TEPT) pode se desenvolver em pessoas que foram expostas, vivenciando ou testemunhando um evento traumático. Entretanto, nem todas as pessoas que vivenciam de alguma maneira um evento traumático desenvolvem o TEPT.
Para que o TEPT seja diagnosticado, os sintomas devem ser persistentes e com duração superior a um mês, podendo durar por anos, sendo que apenas profissionais habilitados, podem realizar esse diagnóstico. Os sintomas característicos são pensamentos intrusivos (aqueles que surgem sem controle e de forma abrupta), pesadelos e flashbacks, evitação de lembranças do trauma, pensamentos negativos e mau humor, hipervigilância e alteração no sono.
Como o TEPT pode ser tratado?


O tratamento pode ser feito com uma combinação de medicamentos e psicoterapia. O médico psiquiatra é quem orientará sobre necessidade de medicação e afastamento das atividades temporariamente se necessário.
O Psicólogo atuará na dessensibilização e no reprocessamento da memória traumática.
Como o EMDR atua sobre o TEPT?  
Auxiliando o paciente a transmutar as memórias negativas, alterando e atualizando o conteúdo da memória original de maneira que ela não traga mais sofrimento ao ser acessada.
 
 
bottom of page